Conheça os benefícios do amendoim e os cuidados na hora de comprar

Conheça os benefícios do amendoim e os cuidados na hora de comprar

Quer um petisco? O amendoim é uma oleaginosa muito comum em bares para acompanhar um chopp. Também está à venda em supermercados e, com a temporada de festas juninas, seu consumo aumenta, principalmente quando saboreamos doces, como paçocas e pés-de-moleque.  Acompanhando alguns perfis no Instagram, percebi ainda a onda de pasta de amendoim numa série de receitas, como acompanhamento de tapiocas ou na composição de shakes.  


Por toda esta listinha de motivos, me interessei em escrever um post sobre o amendoim, para saber um pouco mais dos seus benefícios. Para esta tarefa, consultei algumas experts em nutrição – dicas nutricionais é bom ter embasamento de quem pesquisa o assunto. Entrevistei a Profa. Beatriz Ulate, do curso de Nutrição da Unopar, e a Profa. Margaret Mendes, do curso de Nutrição da Unime. No final do post tem ainda uma receita de barrinha de cereal funcional,  fornecida pela Profa Maria Lúcia Lima, da Unime. Espero que gostem e comentem ;). 

Principais benefícios

Você sabia que o amendoim ajuda a combater o envelhecimento? Isso ocorre porque ele contém resveratrol, um poderoso antioxidante. De acordo com a Profa. Beatriz Ulate, podemos associar ainda estes outros benefícios aos amendoim:
Promove saciedade: por ter uma consistência mais endurecida, precisa ser mais mastigado, fazendo com que a leptina (hormônio da saciedade) fique nos níveis ideais.
Protege o coração: contêm nutrientes que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL).
Reduz gordura da região abdominal: porque contém ômega 3 (ácido graxo que impede a formação de novos estoques de gordura).
Evita câimbras: por ser rico em potássio.
Protege a membrana celular: por ser rico em vitamina E.
Participa do trabalho muscular: por ser uma boa fonte de magnésio.

Dicas de consumo

Mas, atenção! O consumo recomendado de amendoim é de no máximo 30g por dia. Se for consumido em grande quantidade pode aumentar a gordura corporal, ou seja, vai engordar! Cerca de 100g (equivalente a um pouco mais de 6 colheres de sopa de amendoim) contém 600cal – muitas calorias para queimar depois. 


A Profa. Margaret Mendes reforça este conselho ao dizer que é sempre preciso comer com moderação. “O amendoim pode ser adicionado a salada de vegetais, barrinhas de cereais caseiras, recheio e massas de bolos, principalmente associado a alimentos integrais, pois as fibras contribuem na diminuição da absorção da gordura saturada, presente no próprio amendoim“, esclarece. Quer comer um doce de amendoim? Observe a quantidade de calorias, para se manter na linha e veja as opções sem açúcar, para manter uma dieta equilibrada. 

Pasta de amendoim e atividade física

De acordo com Profa. Ulate, o consumo da pasta de amendoim é bastante frequente, praticamente entre todas as pessoas que buscam fazer reeducação alimentar em busca do “corpo perfeito”, ou de quem busca alternativas mais saudáveis para satisfazer as necessidades diárias do consumo de doces. “O fato de que pasta de amendoim engorda e faz mal para a saúde é um grande mito, pois o amendoim oferece inúmeros benefícios para a saúde, mas o produto não deve conter açúcar entre os seus ingredientes, podendo ser feita a pasta de amendoim de forma caseira. A vantagem do consumo se baseia, principalmente, no poder antioxidante desta oleaginosa,  que ajuda no controle de radicais livres que também são produzidos durante a atividade física“. 
Cuidado: algumas pessoas são alérgicas ao amendoim, assim como a camarão e outros produtos, e devem ficar longe deste alimento.   

Cuidados na hora de comprar 


Diferente das castanhas e das amêndoas, que ficam sobre a terra, o amendoim fica embaixo da terra por um tempo e, em função desta característica, pode adquirir mofo e desenvolver a aflatoxina, que é uma substância cancerígena. Mesmo depois de torrado, é preciso cuidado. Não se deve comprar amendoim ou qualquer outro produto que tenha uma camada de fungo (bolor), o Aspergillus flavus. Esse fungo é ligeiramente esverdeado. Ao se comprar amendoim, recomenda-se examinar o fundo do pacote. Se houver um pó no fundo, isso pode ser um indício da presença desse bolor no alimento.

A preferência deve ser para amendoim e seus derivados que estejam prontos para o consumo, com procedência especificada na embalagem, considerando que esse tipo de oleaginosa obedece aos controles oficiais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura. 

Barrinha de Cereal Funcional

110g  de amendoim torrado e descamado
80g de arroz em flocos
40g de aveia
30g de amido de milho
90g  de açúcar cristal
50g de glucose de milho
1g de sal(Na Cl).                  
10ml de óleo vegetal 
100ml de água filtrada 
Preparo
1. Misturar os ingredientes secos com óleo e reservar
2. Preparar uma calda com açúcar cristal e a água filtrada até atingir o começo do ponto de fio
3. Adicionar a calda à mistura dos ingredientes secos com o óleo
4. Colocar sobre uma placa untada com óleo, formando uma camada uniforme de 1cm e compactar com uma espátula.
5. Cortar as barrinhas e embalar em papel celofane.

Confira também a receita de suco energético com amendoim publicada em nosso blog. 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *