Desmistificação do câncer infantil por meio do livro “O Fio”

Desmistificação do câncer infantil por meio do livro “O Fio”

Desmistificar o câncer infantil de forma criativa e sensível: essa é a ideia do livro “O Fio”, da artista plástica, ilustradora e escritora, Suppa, que foi lançado em  outubro. Toda a renda da venda do livro é destinada à TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), associação com a qual Suppa contribui há muitos anos.

Há cerca de dois anos, Suppa idealizou a animação “O Fiozinho” inspirada em uma conversa com Dra. Claudia Epelman, psicanalista e vice-presidente da TUCCA. A animação retrata o dia a-dia de uma criança diagnosticada com câncer e enaltece a importância do apoio familiar e do convívio
 social durante o tratamento da doença. Agora, o livro chega para complementar a ideia. Para a Dra. Claudia Epelman, “O Fio” vem reforçar a maneira de ver o câncer infantil de perspectivas diferentes. “A TUCCA quer que as pessoas acreditem que o tratamento do câncer na infância é possível – principalmente se diagnosticado precocemente. No livro, você conhece uma criança que consegue viver e conviver com o câncer. Isso é fundamental para pacientes , seus familiares e para quem atua no tratamento da doença”, explica a vice-presidente da TUCCA.

A grande inspiração de Suppa para criar o livro foi a maneira lúdica como a TUCCA quer que o câncer infantil seja visto. “Pensei em contar a história como maneira de sensibilizar as pessoas e as próprias crianças. É necessário fazer as pessoas enxergarem a doença do mesmo jeito como a TUCCA vê: com grande esperança e pelo lado positivo. O câncer está na vida de todos e não pode ser tratado com estranhamento”, revela a artista plástica.





Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *