sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Saúde: Como evitar a fadiga dos olhos?

Ficar com os olhos cansados deixa  uma pessoa bastante irritada. Mas, você sabia que o estresse é um dos maiores males da humanidade no mundo moderno e que nossos olhos também podem dar sinais de estresse? Dores de cabeça, irritação, sensação de cansaço, visão turva, coceira e ardência - estes são sintomas que, quando passam a ser constantes, podem apontar para um quadro de fadiga ocular, uma enfermidade que atinge tanto os usuários de óculos quanto os que não usam.

Entretanto, ainda existe um outro ponto a ser considerado quando se trata da fadiga ocular. O ambiente em que as atividades são desempenhadas também podem ser um fator negativo sobre o conforto visual. “A qualidade e a quantidade de iluminação ambiente, poeira, fumaça de cigarro, poluição, ar condicionado ou ventilação, são alguns agravantes”, explica o oftalmologista Richard Yudi Hida. Para ajudar a melhorar o :uadro, veja as medidas que pode realizar no seu dia a dia.

DICAS DO DR. RICHARD YUDI HIDA PARA MINIMIZAR A FADIGA OCULAR: 

-  Utilize umidificadores de ar no ambiente de trabalho ou coloque sobre a mesa do escritório um copo com água. Isso aumentará um pouco a umidade local;

-  Descanse os olhos entre 1 a 2 minutos a cada 2 ou 3 horas. Feche os olhos, pisque bastante de forma completa e olhe para o horizonte numa distância maior do que 6 metros;

-  Verifique a iluminação adequada para o local de trabalho, como os reflexos na mesa, objetos e tela do monitor. Se puder, aumente a frequência de varredura do monitor;

- Verifique sempre se a cadeira e a mesa estão em posições onde a coluna fique ereta e confortável, e os ombros e o pescoço relaxados. Procure colocar o computador abaixo do nível dos olhos e o teclado o mais próximo do monitor;

- Procure aumentar a frequência de piscadas. O ato de piscar involuntário, porém, diante de computadores, piscamos cinco vezes menos que o habitual;

- Evite pingar colírios sem orientação médica. É de extrema importância solicitar para seu médico oftalmologista colírio para cada tipo de atividade no trabalho;

-  Realize compressas geladas com água filtrada ou mineral durante alguns minutos;

- Se as condutas acima não resolverem de forma eficiente, não existe outra forma de descansar a vista a não ser descansar o corpo. Geralmente, quando o corpo está cansado por atividade excessiva, falta de sono ou estresse físico ou mental, nenhuma dessas medidas resolvem. Sendo assim, procure descansar o corpo e a mente.


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