Entenda a doença que causa excesso de náuseas e mal-estar no início da gestação

Entenda a doença que causa excesso de náuseas e mal-estar no início da gestação


Sonhar com um bebê nos braços e acarinhá-lo com amor. Que lindo! Entretanto, até chegar a este momento único, a trajetória pode ser conturbada para algumas mulheres. Enjoo e vômito são sintomas comuns no início da gravidez. Esses desconfortos, chamados pela medicina de êmese gravídica, são reações fisiológicas normais, que costumam dar uma trégua por volta da 12ª ou 16ª semana de gestação. 
Mas, para algumas mulheres, como é o caso da duquesa Kate Middleton, grávida do seu segundo filho, a intensidade e frequência desses sintomas são maiores. “Chamamos esse quadro de hiperêmese gravídica, que nada mais é do que a êmese gravídica em um grau elevado. Embora os sintomas sejam os mesmos, nesses casos há riscos de perda de peso, desidratação e alterações sanguíneas, devido ao excesso de náuseas e vômitos”, explica Igor Padovesi, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.  
Assim como a duquesa, as gestantes diagnosticadas com hiperêmese gravídica devem ficar atentas caso a perda de peso seja superior a 5% e a desidratação intensa. “Urinar poucas vezes ao dia, urina concentrada, mal estar, tontura e fraqueza são sinais de desidratação, podendo resultar na perda de sódio e potássio”, explica Dr. Padovesi.
Apesar de incômodos, esses sintomas fazem parte da gestação, já que estão associados à produção do bHCG – hormônio exclusivo da gravidez e necessário para preparar o útero para o crescimento do feto no início da gestação. Assim, quanto maior for à produção do hormônio, mais intenso será o mal-estar.
Segundo o especialista, a incidência dos sintomas varia de gestação para gestação. Mulheres diagnosticadas com a doença na primeira gravidez possivelmente terão o mesmo quadro na segunda. Mães que estão à espera de gêmeos também apresentam mais propensão.
O tratamento da hiperêmese visa minimizar os desconfortos a partir de mudança de hábitos alimentares nos três primeiros meses da gestação. Em casos mais graves, recomenda-se o uso de medicamentos, sempre com acompanhamento médico.
Confira algumas dicas para diminuir a sensação de náusea e vômitos e garantir o bom desenvolvimento do bebê:
# Fracionar as refeições: comer de três em três horas e pequenas porções;
# Evitar alimentos: condimentados, apimentados e ácidos;
# Dar preferência a alimentos ricos em proteína, carboidratos e com baixo teor de gordura;
# Para beber de preferência a ingestão de líquidos gelados (enjoam menos).  Água de coco e bebidas isotônicas são recomendadas;
# Evitar o consumo de café;
# Vitaminas: recomendável consumir nos horários em que os enjoos são menores.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *