Plantão gourmet: Receita de Donuts

Plantão gourmet: Receita de Donuts

Uma opção gostosa para o lanche e receber a família? Então, veja a receita do dia,  enviada pela marca Fleischmann, que ensina a preparar os deliciosos Donuts (fiquei com água na boca só de ler). Quer saber mais? Nos diga qual prato quer aprender, que vamos em busca de dicas para você! 



DONUTS

Creme de confeiteiro:
– 2 ½ xícaras (chá) de leite (500 ml)
– 4 gemas
– 2 colheres (sopa) de Amido de Milho Fleischmann
– 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 colher (chá) de Aroma de Baunilha Fleischmann

Preparo
 misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ficar bem cremoso (cerca de 20 minutos). Retire do fogo, cubra o creme com uma camada de filme plástico encostando na superfície e deixe esfriar.

Massa:
– 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (420 g)
– ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
– 1 pitada de sal
– 1 sachê de Fermento Biológico Seco Instantâneo Fleischmann (10 g)
– 2 ovos
– 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
– 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
– óleo de soja para fritar
– 100 g de açúcar impalpável para polvilhar

Preparo:

Misture a farinha de trigo com o açúcar e o sal. Junte o fermento e misture bem. Faça uma cova na farinha e dentro dela coloque os ovos, a manteiga e metade do leite. Misture com uma colher até formar uma massa. 

Passe a massa para uma bancada limpa e seca e sove-a, adicionando o restante do leite aos poucos e sovando até obter uma massa lisa e fofa, que não grude na mão. 

Divida a massa em 2 partes e forme uma bola com cada uma delas. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos. 

Com a ajuda de um rolo, abra cada uma das metades até a espessura de 1 cm. Com um cortador de biscoitos ou a boca de um copo (7 cm de diâmetro), corte discos e deixe descansarem até triplicarem de tamanho.

Aqueça o óleo em uma panela pequena e alta e frite os donuts de 2 em 2, até que fiquem dourados dos 2 lados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha.

Para rechear, coloque o creme em um saco de confeitar com um bico pequeno (4 mm). Com uma faca, faça um furo lateral em cada donut e insira o bico de confeitar no furo. Esprema delicadamente o saco e vá retirando-o até transbordar um pouco do recheio. Polvilhe o açúcar impalpável sobre os donuts e sirva em seguida

Rendimento: 30 donuts

Tempo de preparo: 1 hora e meia

Variação: substitua o recheio de creme de confeiteiro por 1 vidro de doce de leite pastoso (400 g) ou 2 vidros de geleias variadas (200 g cada), como framboesa, frutas vermelhas, laranja ou damasco.

Dicas:
– Com o creme de confeiteiro, você também recheia tortas de frutas, sonhos e bolos.

– Você encontra açúcar impalpável em lojas especializadas em confeitaria. Caso não encontre, utilize açúcar de confeiteiro.

– Cobrir o creme de confeiteiro com filme plástico serve para que não se forme uma película em sua superfície.

– Para uma fritura segura, coloque os donuts sobre a escumadeira antes de mergulhar no óleo.



Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *