quinta-feira, 24 de julho de 2014

Plantão gourmet: Quiche de escarola

Já faz um tempinho que eu não posto receitas, mas vou retomar as inserções ;). A receita de hoje foi enviada pela Bunge, a dona da marca Soya. Uma receita que demora um pouco mais para preparar, pois a massa da quiche precisa "descansar", antes de ir ao forno. Quiche é bom para o almoço e também para o lanche! Eu ADORO!



Quiche de escarola
8 porções de 140 g
  
Ingredientes
    
Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
1 xícara (chá) rasa de margarina (180 g)
½ colher (chá) de sal (7 g)
1 gema (20 g)
6 ½ colheres (sopa) de água morna (65 g)

Recheio
1 maço de escarola, higienizada
3 colheres (sopa) de óleo de soja Soya (30 g)
2 colheres (sopa) de bacon picados (20 g)
2 dentes de alho picados (10 g)
4 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo (40 g)          
4 ovos (220 g)
½ xícara (chá) de creme de leite fresco (125 g)
1 xícara (chá) cheia de queijo mussarela ralado (120 g)
Sal e pimenta do reino a gosto
Tomatinhos cerejas para decorar

Modo de Preparo

Massa: À uma vasilha, coloque a farinha de trigo, a margarina, o sal e a gema. Misture com a ponta dos dedos, adicionando a água aos poucos. Sove a massa até obter uma massa lisa e elástica. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa forrando o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso com 22 cm de diâmetro. Reserve.

Recheio: leve as folhas de escarola  à uma panela contendo água fervente e sal, para murchar bem. Retire da água, esprema bem e pique as folhas grosseiramente. À uma frigideira, leve o óleo de soja Soya para aquecer. Junte o bacon e frite-o bem. Junte o alho e frite até dourar. Acrescente a escarola e refogue em fogo alto. Polvilhe a farinha de trigo e misture bem até que seja dissolvida, Retire do fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e espere esfriar. À parte, em uma vasilha, coloque os ovos e bata-os ligeiramente. Junte o creme de leite, a mussarela, misture bem e acerte o sal. Sobre a massa pré-assada coloque a escarola, o creme e os tomatinhos cortados as meio, decorando-a. Leve para assar, em forno preaquecido, à temperatura de 180°C, por aproximadamente 30minutos. Sirva quente ou fria
           
Grau de dificuldade: Média                            
Tempo de preparo: 1h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...