Saúde: Como anda a sua voz?

Saúde: Como anda a sua voz?

Sofre de rouquidão com frequência? Você está atento à qualidade da sua voz? 

Preste atenção porque quando a voz fica rouca frequentemente, pode ser um  sinal de que existe algo errado. Algumas causas são quadros de gripe e o refluxo do conteúdo do estômago (refluxo gastro-esofágico). Porém, muitos casos de rouquidão estão relacionados ao abuso vocal, seja gritando, falando em alta intensidade em locais com muito ruído ou por muito tempo sem dar descanso para a voz (repouso vocal).


O otorrinolaringologista, Gustavo Korn, explica a importância de estar atento aos sinais das cordas vocais, como dores, esforço ao falar e rouquidão frequente. “Nos casos de rouquidão que persistem por mais de duas semanas, é fundamental a avaliação médica, que inclui exames das pregas vocais, como a fibronasolaringoscopia (fibra flexível colocada pelo nariz até a laringe) ou a telelaringoscopia (o médico introduz pela boca do paciente um tubo rígido e apoia a língua com uma gaze). É muito importante descartar o câncer de laringe que, na maioria das vezes, a voz rouca é a primeira manifestação”.

 

A equipe de especialistas da ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz_  e da ABORL-CCF( Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial)  reuniu as 10 principais recomendações para a preservação da saúde da voz:


1.  Evite gritar ou falar alto em ambientes ruidosos;

2.  Não é recomendável ingerir líquidos ou alimentos muito gelados, principalmente em dias quentes;

3. Fumar é altamente nocivo à saúde do sistema respiratório, principalmente às pregas vocais.

4. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é nocivo, pois propicia um efeito analgésico na laringe, causando abusos do aparelho vocal.

5.  É importante beber bastante água e manter uma alimentação leve, sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos ou muito condimentados;

6.  Falar durante exercícios físicos de impacto, como vôlei e tênis, pode prejudicar as cordas
vocais.

7.  Pigarrear e sussurrar são hábitos aparentemente inofensivos que podem trazer grandes prejuízos à voz.

8.  Chupar balas ou pastilhas para aliviar dores na garganta traz efeito anestésico, levando também a abusos vocais.

9.  O uso excessivo de ar condicionado traz problemas ao resfriar e reduzir a umidade do ar, provocando o ressecamento das cordas vocais.

10. A qualquer sinal de problemas, como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir, procure um médico Otorrinolaringologista.
 

Até 1999, o câncer de laringe vitimava 15 mil pessoas anualmente no Brasil. Após o lançamento e ações de conscientização da Campanha Nacional da Voz, o índice caiu para 10 mil pessoas por ano, registrando redução de mais de 30%, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *