Saúde: Qual a hora certa de procurar um geriatra?

Saúde: Qual a hora certa de procurar um geriatra?

Qual a função do geriatra? Visto como médico de “velhos”, este profissional ainda sofre com o preconceito, pois as pessoas resistem a procurá-lo, a fim de evitar encarar a  velhice. De acordo com o Dr. Mário Luiz Brusque (CRM 117208), especializado em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e é médico contratado no Hospital Israelita Albert Einstein – unidade Alphaville, “a função do geriatra é avaliar o paciente sistematicamente, abrangendo os aspectos clínico, cognitivo, afetivo, ambiental, social, econômico, espiritual e funcional, seja identificando problemas já existentes e investindo na prevenção”. 

Ao avaliar o paciente de forma global, o geriatra pode promover mudanças, visando a melhora da funcionalidade, independência, saúde física e mental, por meio de modificações no estilo de vida,  de tratamentos específicos para doenças orgânicas e recuperação de perdas ou limitações que acarretam em grande impacto na qualidade de vida dos pacientes.

O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, pois tem conhecimento geral de cada área da medicina, trabalhando em conjunto e encaminhando os pacientes para outros especialistas quando necessário. Preocupa-se, portanto, com todos os aspectos da saúde do indivíduo, mas de acordo com as particularidades da saúde diante do processo de envelhecimento.

A frequência de visitas a um geriatra varia individualmente, sendo determinada de acordo com a avaliação inicial do paciente e pode ser alterada no decorrer do acompanhamento.
Alteração de memória ou de comportamento, perda da capacidade de realizar atividades que antes eram desempenhadas com facilidade, quedas, necessidade de acompanhamento médico com diversos especialistas, necessidade de tomar quatro ou mais medicamentos diferentes e perda de peso são alguns sinais que devem motivar a procura de um geriatra.

Podemos ver o Geriatria como a especialidade  médica que substitui a Clínica Geral. Não existe como definir uma idade para procurar este especialista. Consulte-o a partir do momento em que decidir envelhecer com saúde e bem-estar.   

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *