Isotônico ou água – Qual o melhor para sua hidratação durante os treinos?

Isotônico ou água – Qual o melhor para sua hidratação durante os treinos?

Atualmente, é muito freqüente a dúvida sobre qual a melhor opção de hidratação durante e depois dos treinos e atividades físicas. Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, principalmente pelo suor (sudorese), a ingestão hídrica deve ser aumentada para que a desidratação não interfira no funcionamento do nosso organismo e no desempenho do treino.

Alexsander Whitaker, Nutricionista esportivo da Edge Life Sports, esclarece que a hidratação deve ser feita desde o início da atividade, porque não importa apenas o quanto você ingere, mas também a frequência.”Devemos evitar a sede, pois ela já é um sinal tardio de desidratação. O corpo está pedindo água”. 



Prefira água para atividades que durem até uma hora

Em qualquer atividade física não existe a necessidade que a hidratação seja feita com algo além da água, a não ser que essa atividade ultrapasse uma hora. ¨As reservas glicêmicas do nosso organismo são suficientes para manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis. Porém, ultrapassada essa duração, as bebidas esportivas que contenham apenas carboidrato são alternativas mais interessantes por fornecerem substratos energéticos que retardariam a fadiga durante a atividade”, completa o nutricionista.

Isotônicos são eficientes em treinos prolongados

E os isotônicos? Para que não haja confusão, bebidas isotônicas são chamadas assim por conterem uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Elas contêm também carboidrato que reduzem o esvaziamento gástrico, por isso sua ingestão só é aconselhada para atividades com durações maiores – mais de 60 minutos.

O objetivo da ingestão dos eletrólitos dos isotônicos é a reposição do que foi perdido no suor. A reposição eletrolítica evita perdas de sódio que por sua vez ajudam a reter a água no organismo. Os carboidratos por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.

A temperatura ambiente e o tecido das roupas utilizadas nos treinos também colaboram para manter uma boa hidratação.

Então não esqueçam:

– Não espere a sensação de sede chegar, isso significa que você já esta desidratado;
– Escolha horas mais amenas para exercitar-se ao ar livre ou academias climatizadas;
– Utilize roupas que permitam a evaporação do suor.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *