Os nutrientes das gostosuras das festas juninas

Os nutrientes das gostosuras das festas juninas

Quero compartilhar com vocês algumas dicas que recebi da nutricionista Marisa Resende Coutinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que explica os benefícios das comidas típicas das festas juninas. Para comermos mais felizes, sabendo dos benefícios de cada gostosura! 

Batata Doce: possui alto teor de fibras, carboidratos, antioxidantes, além de ser uma rica fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, é potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Pode ser assada na fogueira para manter o clima junino.

Milho: é rico em fibras, carboidrato e vitaminas do complexo B e E. Esse cereal também age de forma positiva na manutenção do nível de colesterol e é uma ótima fonte de energia. Seus derivados contêm os mesmos benefícios, mas de forma reduzida. É preciso ter cuidado com bolos, pois esses são preparados com grandes quantidades de açúcar e margarina. Já aqueles que não abrem mão da pipoca, é preciso ficar atento ao modo de preparo e às altas quantidades. O ideal é evitar as temperadas e com muito óleo.

Gengibre: Geralmente colocado no quentão, tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, e ajuda a acelerar o metabolismo. Para aproveitar ainda mais seus benefícios, a melhor forma de consumo é como chá. Em dias de frio ele ajuda a aquecer.

Pinhão: Consumido com moderação, ele pode trazer diversos benefícios à saúde. Ele é rico em minerais e antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol ruim.

Amendoim e paçoca: Para quem não resiste ao amendoim ou sua famosa derivada paçoca, é importante saber que essa semente oleaginosa é rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos, que atuam na proteção de doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis de colesterol. No entanto, por ser um alimento calórico, deve ser consumido em pequenas quantidades.

Canjica ou arroz-doce? Quem está de regime, a melhor escolha é a canjica. Ela é menos calórica e tem maior quantidade de fibras. Já o arroz doce é rico em carboidratos, ferro e proteína.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *